O Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) convoca os docentes da rede municipal de Porto Velho para participarem da Paralisação em Defesa do Piso do Magistério, que acontecerá em duas datas, sendo a primeira no dia 3/6 (sexta-feira) e a segunda no dia 8/6. O ato prevê a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas do município.
O evento é em parceria com o Sintero e com o Sindeprof, que definiram as atividades em assembleia geral no dia 25/5.
No primeiro dia de paralisação a concentração será na sede administrativa do Sintero, a partir das 8 horas, e posteriormente será feita uma caminhada pelas ruas de Porto Velho até o prédio da Prefeitura.
O objetivo é pressionar o Executivo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a dialogar com os representantes da categoria para que cumpram as disposições da Lei Federal nº 11.738/2008 e do Plano de Carreira Municipal (Lei nº 360/2009).
A Semed havia anunciado que implantaria o piso mas, na prática, apenas fez a complementação dos valores. Ou seja, não fez a atualização de 33,24% no início de carreira e incidindo nas progressões funcionais da categoria, o que gerou a revolta de professores e professoras.
“Esperamos que todos os professores e professoras participem deste importante ato público e incentivem seus colegas nos locais de trabalho, pois somente com a união a categoria terá a representatividade necessária para lutar pela garantia dos seus direitos já conquistados. É uma luta de todos nós e este é o momento de mostrarmos a força desta união”, destaca Elessandra Reis Batista, presidente do Sinprof-RO.