Sinprof-RO debate pauta de propostas para a educação dos candidatos à Prefeitura de Vilhena

Compartilhe essa matéria

Uma comissão de professores municipais, acompanhados pela representante do Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (SINPROF-RO), professora Janete Maria Warta, ouviu as propostas dos candidatos à prefeitura de Vilhena, Rosane Donadon e o Doutor Flori, e na oportunidade apresentaram-lhes uma pauta com as principais reivindicações da categoria, a qual foi debatida ponto a ponto.

Ambos são candidatos nesta que será uma eleição “complementar”, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) cassar, em julgamento ocorrido em 17 de fevereiro de 2022, os mandatos do então prefeito Eduardo Toshiya Tsuro (conhecido como Eduardo Japonês) e da vice-prefeita Patrícia Aparecida da Glória. Os dois foram condenados por abuso de poder político e prática de condutas vedadas aos agentes públicos, segundo o TRE.

“A candidata Rosane se comprometeu com a valorização dos professores, através de estudo e levantamento orçamentário para retornar a gratificação de docência ou a possiblidade de instituir um novo percentual, tudo a depender do resultado dos estudos orçamentários. Pontuou ainda que sua gestão será pautada na lei, sem qualquer forma de perseguição ou assédio moral aos servidores, e por fim, que haverá um constante diálogo entre a gestão e os professores”, detalha a professora Janete.

Já o candidato Doutor Flori “se comprometeu pela aplicação dos recursos com transparência, especialmente, os previstos em legislação específica, para efetivar a valorização dos professores. Garantiu que irá pacificar a relação entre gestor e servidor para zerar as perseguições. Disse ainda que pretende contar com o desempenho de todos para buscar soluções para os problemas e melhorar a educação municipal”, acrescentou a dirigente.

O SINPROF-RO avalia como positivas as reuniões com os candidatos à Prefeitura, pois foi uma oportunidade de aprofundar o debate em assuntos específicos da categoria, e também de permitir que ambos os candidatos conhecessem de perto as demandas e a realidade dos professores que estão efetivamente trabalhando nas escolas e sala de aula. Além disso, é uma oportunidade da categoria avaliar os candidatos e suas propostas para a educação”, concluiu Janete.


Compartilhe essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *