Em nota enviada à imprensa, o Sinprof-RO, Sindicato dos Professores e Professoras do Estado de Rondônia, denuncia a sobrecarga de trabalho e, segundo informa a entidade, causando o consequente adoecimento dos profissionais de educação provocado pelo excesso de atividades relacionadas à nova política de educação.

O levantamento foi feito pelas dirigentes sindicais no Cone Sul, oportunidade em que ouviram os professores e seus relatos, inclusive de pedidos de socorro, uma vez que a situação se encontra insuportável nas escolas da rede estadual, principalmente do ponto de vista da indisciplina dos estudantes. Com uma carga gigantesca de serviços, muitos professores estão deixando as salas de aula e buscando atendimento médico específico.

Nota do SINPROF-RO

Em visita a região sul do interior do Estado de Rondônia, a Presidente do SINPROF-RO, Professora Elessandra Reais, acompanhada da Presidente da CTB/RO Niedja Santana e da Diretora Regional do SINPROF-RO Professora Janete Maria Warta, em contato com alguns professores das escolas da rede estadual de ensino, ouviram desabafos, pedido de ajuda e até de socorro, em relação à sobrecarga de trabalho que os professores estão sendo obrigados a suportar, para atender as demandas de projetos implantados nas escolas, além da carga horária de 32 aulas em sala de aula.  Lotados em salas de aula com média de 35 alunos por turma, mais as atividades extra classe, como planejamento, correção de atividades e avaliações, diário eletrônico, preenchimento de infindáveis fichas, relatórios e instrumentais, que extrapola a função dos Professores, além da obrigatoriedade de participar e desenvolver projetos nas escolas, os Professores estão adoecendo na rede estadual de ensino. Segundo Professores lotados no novo Ensino Médio, a carga horária de 32 aulas, que já é exaustiva, não está sendo respeitada, pois, não estão sendo computadas as aulas virtuais, obrigatórias, da nova modalidade do Ensino Médio. “Enfim, a sobrecarga de trabalho aos Professores efetivamente lotados em sala de aula, na rede estadual de ensino tem sido motivo de reclamações diárias recebidas pelo sindicato, sejam nas visitas presenciais as escolas, através de ligações e também pelas redes sociais, em especial nos grupos de aplicativo de WhatsApp de Professores.” Relata a Diretora do Polo Educacional Portal da Amazônia Professora Janete Maria. A Presidente do SINPROF-RO, Professora Elessandra Reis, se comprometeu a enviar um ofício ao setor de Coordenação Pedagógica da SEDUC/PVH/RO, para levar as demandas dos Professores e buscar uma solução, pois, “Professores são profissionais, que a Administração Pública cobra resultados, como elevação dos índices de avaliação-IDEB, das escolas, no entanto, em contra partida não há como os Professores desenvolver seu trabalho se estão sobrecarregados e doentes”. Pontuou a Professora Elessandra. Em reunião com a diretoria do SINPROF-RO a nível estadual, via meet, e, infelizmente, não é uma situação pontual de uma determinada escola, cidade ou região do Estado, mas está ocorrendo no Estado inteiro.Nesse sentido por meio do ofício, como acima descrito, o SINPROF-RO, irá solicitar uma audiência com a SEDUC para tratar do assunto.

À DIREÇÃO.

1 comentário em “Em nota, sindicato denuncia sobrecarga de trabalho e adoecimento de professores no Cone Sul; Seduc será acionada”