Em reunião realizada nesta terça-feira (7/2) requerida ainda em janeiro pelo Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof-RO), o prefeito Flori Cordeiro informou que a folha de pagamento do município de Vilhena está em 54%, e que precisa de mais tempo para realizar estudos sobre o impacto do reajuste do piso e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Informado pelos sindicalistas sobre o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito da exceção do art. 22, parágrafo único, inciso I, da referida Lei, quanto ao cumprimento do pagamento do piso nacional, Flori se comprometeu a solicitar parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) sobre o assunto e retornar ao tema assim que concluída a consulta.
Quanto ao outro ponto questionado sobre as progressões dos professores, com acréscimo de 5% no vencimento básico, será objeto de outro parecer da PGM, para sanar as dúvidas e interpretações diversas sobre o assunto.
Temas da pauta que foram discutidos e que se referem a questões pedagógicas e administrativas serão encaminhados ao titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), professor Flávio de Jesus, para que sejam discutidas diretamente com o gestor da pasta. Além do prefeito, estiveram presentes na reunião de hoje a professora Janete Maria Warta, professora Cleide Penelope, professora Mariana Pereira e o professor Claudio Fernando, todos representantes do Sinprof-RO.