Vilhena segue sem previsão para pagamento do reajuste do piso salarial dos professores, que deveria ser feito desde janeiro de 2023

Em mais uma reunião para tratar especificamente da implantação do reajuste de 14,95%, realizada nesta terça-feira (18/04), na Secretaria Municipal de Educação, o titular da pasta, professor Flávio de Jesus, disse que “a gestão precisa fechar as contas do quadrimestre para saber se haverá recursos para o pagamento do percentual de 14,95% de reajuste determinado por Lei Federal (Piso do Magistério), e também por Lei Municipal, o PCCR da categoria”.

O servidor Ricardo, que participou da reunião, informou que os prazos para o balanço e os relatórios do primeiro quadrimestre serem entregues pela Contadoria é de 30 dias, após o fechamento do quadrimestre. Ou seja, o prazo expira em 30 de maio para uma resposta definitiva acerca das condições financeiras do município para a implantação do reajuste do piso.

Por outro lado, o secretário afirmou que é favorável à aplicação do reajuste, mas ressalva que há a preocupação de garantir o cumprimento do pagamento da folha, pois, segundo ele, “não adianta conceder o reajuste em maio sem que o município tenha recursos para honrar o pagamento da folha até dezembro”.

O SINPROF-RO, representado pelas professoras Janete Maria Warta e Ivonice Pereira da Silva, argumentou sobre a angustia e a incerteza que os profissionais do Magistério estão passando diante das promessas frustradas sobre o cumprimento da Lei, propagado em campanha. Também foi dito pelas representantes do Sindicato que a implantação do reajuste é uma decisão política, pois, segundo o acórdão do TCE/RO, o gestor pode ultrapassar o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, desde que justifique a necessidade.

“E o que ocorre é que ninguém quer abrir mão de cargos comissionados, entre outros gastos para se adequar aos comandos do órgão fiscalizador. O que se percebe, infelizmente, são gestores reféns da política do toma lá da cá, onde procuram soluções imediatistas para problemas crônicos e se tornam vítimas de arranjos para apoio político, principalmente de parte que compõe o Legislativo, e não só do legislativo municipal. Isso é lamentável, pois implica diretamente na vida do servidor efetivo, e não somente na vida financeira, mas também em sua saúde mental, o que ocasiona mais prejuízos, com a necessidade de afastamento para tratamento de licença médica,” pontuou a diretora do SINPROF-RO, professora Janete Maria Warta.

Por outro lado as representantes do sindicato solicitaram que a administração pública municipal emita uma nota de esclarecimento sobre a implantação do reajuste do piso, pois, a categoria já está cobrando o sindicato para iniciar paralisação para o cumprimento da lei do pagamento do reajuste do piso. O SINPROF-RO, também solicitou uma audiência com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, para tratar do assunto.

O SINPROF-RO está trabalhando nos bastidores para que todos os agentes responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei possam atuar em conjunto para encontrar uma solução de implantar o reajuste do piso no contracheque dos professores, sem que seja necessário paralisar as atividades pedagógicas.