O Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) vem a público repudiar a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL – Rio de Janeiro) que, no último domingo (9/7), atacou publicamente a categoria de professores comparando-os a traficante de drogas.
Nós, professores, nunca precisamos pegar em armas para exercer nosso ofício. Nas escolas não existem armas. Quando ocorre uma tragédia no ambiente escolar envolvendo armas de fogo, essas vieram da casa do aluno, que teve acesso a ela no seio de sua família, ou por falta da estrutura de família para lhe passar os valores básicos.
Por sua vez, os traficantes pertencem ao crime organizado, principalmente aquele que envolve milícias e os chamados de “colarinho branco”. Estes sim se utilizam de armas, já que precisam estar armados para que se mantenham vivos, livres e impunes atuando em seus negócios ilícitos. Existe também o chamado “tráfico de influencia”, que induz a população a acreditar que quanto mais armas, maior será a segurança do cidadão. E nesse quesito, o referido deputado é especialista, pois usa seu mandato em prol do armamento, enquanto os professores tentam passar aos seus alunos valores de solidariedade, respeito, empatia, igualdade de oportunidades, ética, justiça, responsabilidade, valor do trabalho, entre outros.
É preciso refletir o quanto alguns políticos dão mais ênfase a temas de como armar a população, ao invés de combater o crime, que é função da segurança pública, em detrimento da educação pública, do meio ambiente sustentável, da saúde pública, da segurança pública, da geração de emprego e renda.
Nós, os professores, na maioria das vezes tiramos do próprio bolso para que a educação saia da teoria e aconteça na prática, e continuaremos a nos empenhar em proporcionar aos nossos alunos o pensamento crítico para conseguir refletir entre a diferença de professor e traficante.
Esperamos que o referido deputado seja punido por tal desrespeito e ofensa a toda a categoria de professores desse país, em especial, os professores da rede pública de ensino.
Porto Velho – Rondônia, 10 de julho de 2023.
A DIREÇÃO
Não sou doutrinadora.
Acredito que muitos não são
Mais infelizmente tem doutrinadores em todas as profissões tem……