Participe da consulta pública para revogar o Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) está com uma consulta pública aberta para ouvir a sociedade sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) convoca todos os trabalhadores a participarem até o dia 6 de junho, prazo final para a escuta.

A recomendação do Sindicato é para que os trabalhadores, alunos, funcionários das escolas e a sociedade em geral respondam às 11 perguntas do formulário do MEC e colaborem com sugestões que atendam as reais necessidades dos alunos das escolas públicas.

Clique AQUI para participar da consulta nacional.

“É importante que todo mundo participe, pois é este o momento para que possamos mostrar nossa desaprovação com esta iniciativa que foi imposta de cima pra baixo, sem qualquer diálogo com aqueles que seriam afetados com as mudanças estabelecidas”, destacou Elessandra Reis, presidente do Sinprof-RO.

Ela reforça que os professores não são contrários a mudanças, desde que elas sejam discutidas com todos os envolvidos e interessados, antes que virem lei.

“Não existe ninguém mais interessado em mudanças do que os próprios professores e alunos, pois são eles que, melhor do que ninguém, podem contribuir com as propostas para melhorar o ensino médio e a qualidade da educação, seja nas cidades, nos estados e em todo país”, acrescentou a dirigente.

O NEM

Criado por meio de Medida Provisória durante o governo Temer (MDB), o Novo Ensino Médio (NEM) está sendo implantado gradualmente nas escolas do país. A MP instituiu, entre outros pontos, a política de incentivo à ampliação das escolas de tempo integral. Convertida na Lei 13.415 em 2017, a medida estabeleceu o Novo Ensino Médio.

Previsto para se consolidar por completo nas escolas brasileiras até 2024, o novo modelo amplia o tempo mínimo do estudante na escola (de 800 para 1400 horas anuais) e institui uma nova organização curricular, incluindo a opção de formação técnica profissional.

As disciplinas são agora divididas em quatro grandes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Estas devem ocupar 60% da carga horária do ensino médio. As outras 40% são preenchidas pelos chamados itinerários formativos. São um conjunto de matérias complementares, acopladas de acordo com a área que o estudante escolhe para se especializar, como humanas, exatas ou biológicas.

Entre as principais críticas ao NEM estão a sua aprovação sem discussão com a sociedade e o detrimento de disciplinas das ciências básicas em favor de uma profissionalização empreendedora de baixa complexidade.

1 comentário em “Participe da consulta pública para revogar o Novo Ensino Médio”

1. Raimundo Rufino dos Santos

O Novo Ensino Médio deverá ser revisto porque não é propício para atender a nossa demanda, sobretudo os menos favorecidos, entendo como ptofessor a mais de 30 anos ds rede pública, que este modelo é mais excludente fo que includente. Se contar que não houve capacitação efetiva com os docentes.