PCCS: Professores que participaram de reuniões na Câmara receberam falta, denuncia Sindicato

Vereadores vão convidar departamento de Recursos Humanos para dar explicações

Após a Prefeitura de Vilhena protocolar o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), a Câmara de Vereadores de Vilhena criou uma comissão técnica para discutir o plano com representantes dos servidores municipais. O objetivo das reuniões foi identificar os principais questionamentos acerca dos planos e esclarecer o que pode ser feito pelo Legislativo Municipal. Para tal, foram organizadas e agendadas reuniões com cada categoria no auditório da Câmara.

Porém, segundo a diretora da Regional Cone Sul do Sindicato de Professores e Professoras de Rondônia (Sinprof), Janete Maria Warta, os professores que participaram da reunião receberam falta nos dias que estiveram na Câmara: “A situação é delicada, a instituição Câmara chamar os servidores do município, não só os professores, mas de outras categorias, e não querem aceitar isso como justificativa e querem colocar falta no ponto, naquele horário que eles estavam aqui. Vejo isso como uma falta de respeito com o servidor porque não faltou ao trabalho. Estava aqui a pedido dessa Casa, tratando de interesses da carreira dele. Na minha opinião essa é uma falta de respeito que está acontecendo porque a Casa de Leis fez o requerimento e agora vão querer dar como falta pelo servidor ter participado. Peço a intervenção dos vereadores para resolver essa situação”.

A denúncia, feita na tribuna da sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (10) teve a reação imediata dos parlamentares.

O presidente da Câmara, Ronildo Macedo reagiu: “No dia que eles queriam jogar outros servidores contra a Câmara colocaram várias pessoas com mentiras, dizendo que éramos contra o ‘chequinho’ no final do ano para a Saúde e Obras, e colocaram muitos funcionários. Agora não entendo porque querem descontar salários por reivindicar plano de carreira. Infelizmente temos pessoas no RRHH da Educação, vou até citar nomes, que pensa que a instituição é dela, que é a Deisi. Parece que ela comanda a secretaria de Educação. Ela comanda, ela determina e todo o mundo tem que obedecer, então vou convidar e enviar um ofício para entender qual é a demanda dela”.

A Professora Vivian se manifestou e afirmou que já foi colocada a falta no ponto dos professores: “A escola já deu falta”.

Samir Ali afirmou que a situação não tem cabimento já que a Casa deu declaração: “Temos que resolver de imediato. Há servidores de carreira do município recebendo, até mais, para produzir o plano e não é justo que o servidor seja tratado desma maneira. Vamos chamar o RRHH, porque esta situação desmerece todo o trabalho do Legislativo.