Prefeitura volta a negar pagamento correto do piso do Magistério e SINPROF-RO vai apoiar a mobilização da categoria

O Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO), juntamente com outros sindicatos, se reuniu na quinta-feira (31/8) com a secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros, e assim como já havia anunciado o próprio prefeito Hildon Chaves, voltou a negar o pagamento correto do piso nacional do Magistério aos professores da rede municipal de Porto Velho.

A justificativa da titular da Semed, novamente, é que o pagamento do piso Magistério será feito em forma de complemento, considerando o vencimento base, pois a Prefeitura não “tem recursos financeiros para pagar o piso na carreira inicial com reflexos nas carreiras”.

Os sindicatos se  posicionaram  contra a forma de aplicação do reajuste, pois além de não atender o que estabelece a Lei nº 11738/2008, seria uma forma de desrespeito com os professores e professoras, que novamente não são valorizados.

O SINPROF-RO voltou a cobrar um posicionamento da secretária, pois entende que, se não há recursos financeiros, a lei prevê que o município deve pedir complementação da União.

“Ora, está claro que não existem impedimentos para cumprir o pagamento do piso do Magistério de forma correta. O que falta, nitidamente, é vontade política para fazê-lo”, criticou Elessandra Reis, presidente do SINPROF-RO.

Com a nova negativa da Semed, o Sindicato anuncia que vai apoiar o calendário de mobilização construído e aprovado pela categoria. Veja abaixo:

05 DE SETEMBRO – Dia de paralisação e assembleia, a partir das 15 horas, em frente à Câmara Municipal de Porto Velho;

06 DE SETEMBRO – Dia de paralisação e mobilização, a partir das 8 horas, em frente à Semed;

07 DE SETEMBRO – Participação do Grito dos Excluídos, a partir das 15 horas, em frente ao CPA;

12 DE SETEMBRO – Assembleia geral com indicativo de greve.