Dirigentes do Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) estão em Ariquemes para acompanhar de perto o trâmite de uma antiga reivindicação da categoria daquele município: o programa Saúde do Professor, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Ariquemes e está previsto para ir à votação no plenário na próxima semana.
De acordo com a presidente do SINPROF-RO, Elessandra Reis, o projeto tem o objetivo primordial de assegurar uma melhor qualidade de vida ao profissional, por meio de atividades voltadas à saúde mental do professor.
“Sabemos que muitos professores deixam de exercer suas atividades em razão do adoecimento causados por stress, depressão e ansiedade, e tudo isso tendo, como fonte, o próprio ambiente de trabalho. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de trabalho e, assim, evitar o adoecimento do profissional e, consequentemente, o afastamento do trabalho”, detalhou Elessandra Reis.
A dirigente lembrou que pesquisa realizada pela Associação Nova Educação, confirmou que 72% dos professores tiveram a saúde mental afetada e precisaram buscar apoio durante o período da pandemia da covid-19.
“Por isso é de extrema importância que sejam feitos estudos mais profundos para identificar as fontes estressoras e tratá-las a fim de estancar esse problema que afeta a vida dos professores e ainda consome recursos humanos e financeiros na administração municipal”, acrescentou a dirigente.
O projeto, que está sendo defendido na Câmara Municipal de Ariquemes pelos vereadores Simone Macedo (Patriota) e Lano Matias (Republicanos), determina que tanto os professores em sala de aula, quanto os afastados da atividade, serão contemplados com o atendimento especializado em psicologia, que prevê:
* Realização periódica de palestras, roda de conversa, dinâmicas coletivas voltadas a desenvolver a promoção e prevenção da saúde mental;
* Mapear as principais fontes de estresse ocupacional nos órgãos e instituições;
* Realizar estudos e levantamentos referentes aos transtornos psicológicos e doenças ocupacionais;
* Implantar a prática diária de exercícios laborais;
* Criar uma cultura de respeito e valorização do local de trabalho e dos profissionais da educação;
* Prestar o atendimento clínico individual ou coletivo aos professores.
Os atendimentos serão ofertados pela Prefeitura Municipal de Ariquemes, podendo ser fixadas parcerias com demais esferas do poder público e/ou convênios com a iniciativa privada.