A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai antecipar, de maio para abril, o pagamento do reajuste do piso salarial do Magistério para os professores e professoras da rede estadual de ensino, inclusive com o retroativo a janeiro de 2025.
A informação foi passada na manhã desta quarta-feira (19/2) pela titular da pasta, Ana Lúcia Pacini, que convocou o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) para uma nova reunião. E, a exemplo da reunião do dia 10/2, o Sindicato detalhou e debateu cada um dos pontos da pauta estadual de valorização dos profissionais do Magistério para 2025.
O Sinprof-RO celebra a antecipação do pagamento, mas ainda pede um reajuste no percentual de, no mínimo 15% no piso salarial do magistério, sendo 6,27% (Portaria MF/MEC nº 13 de 23 de dezembro de 2024), acrescido de 8,73% como forma de valorização salarial (Plano Estadual de Educação do Estado de Rondônia).
Além disso, Ana Pacini disse que a Seduc está ciente da ação judicial interposta pelo SINPROF que trata da correção da tabela salarial do magistério, e que por isso pretende manter um diálogo aberto para tentar viabilizar, por meios administrativos, a correção observando os 2% entre as referências.
Veja outros pontos discutidos na reunião:
- PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, para ofertar formação continuada na pós-graduação Lato Sensu, mestrado e doutorado, aos profissionais do magistério, preferencialmente para professores lotados em unidades escolares: a Seduc disse que ainda está fazendo estudos para atender esta demanda.
- AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO: atualmente é de R$ 252, e a Seduc também está fazendo estudos para chegar a um valor de R$ 500.
- INCORPORAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE DOCÊNCIA AO SALÁRIO-BASE: foi passada a informação de que o professor pode fazer o pedido para que essa gratificação seja incorporada na aposentadoria, desde que cumpra 10 anos de contribuição ao órgão previdenciário estadual (Iperon).
“Consideramos positiva a reunião desta quarta-feira, pois encontramos alguns avanços em pontos importantes da pauta de valorização. Agora vamos aguardar a reunião do próximo dia 14/3, para marcarmos uma assembleia com os professores estaduais. Até lá estaremos firmes na luta por valorização dos profissionais do magistério”, avaliou Elessandra Reis, presidente do Sinprof-RO.
A próxima reunião da Seduc, com os sindicatos, está agendada para o dia 14 de março, e faz parte da Mesa de Negociação Permanente (MENPE). Essa reunião servirá exatamente para que a Seduc apresente todos os resultados dos estudos que estão sendo feitos para atender as demandas dos profissionais do magistério da rede estadual.
“Solicitamos, à titular da Seduc, que o Sinprof-RO seja membro efetivo da Mesa de Negociação Permanente, pois é o representante legítimo dos professores no Estado de Rondônia e qualquer mesa de negociação deve ter a nossa participação”, concluiu a presidente, que na reunião esteve acompanhada de Joelson Queiroz, secretário geral, de José da Silva Freire Júnior, secretário de Organização e Informática, e de Alziro Zarur Machado, Secretário de Assuntos das Diversidades.
Confira AQUI a íntegra da pauta de valorização.
Essa graticacacao deve ser inclusa nao so quem esta em sala mais de todos aposentados ja tev em sala e muito mais despreparadas aye sem internete que facilita muito computador e venceram otimo que tem hoje ois tbm queremos essa incorporacao das gratificacoesey trabalhei com ensino especial 19 anos falavam que apos 5 anosa gratificacoes seria permanente e sai caiu tudo porque?
É injusto vc ter que trabalhar mais 10 anos para pode incorporar a gratificação de docência no vencer base.
Não vejo o porque que o sindicato aceitou isto porque já trabalhamos tanto tempo pra agora perder esta incorporação na nossa aposentadoria.
Solicitamos ao nosso Sinprof que inclua nos pedidos de reivindicações não esquecer do s aposentados ,bemo os readaptados que adoeceram em sala de aula não tem direito a gratificação e os estão atuando dentro da secretaria seduc que estão sem gratificação e com salários cada vez mas achatados…..
Olá, Rosália!
Sim, estão inclusos em nossa pauta de reivindicações! Estamos a disposição.
Não faz mais que a obrigação!
E por acaso a lei não obriga pagar a apartir de janeiro?
Ainda em Maio seria esse reajuste! Quase que metade de 1 ano pra dá início a um reajuste.
Isso mesmo, Marcos, a lei prevê reajuste para Janeiro. Estamos a disposição!
Injusto pois cade a parte q fala dos técnicos
Boa noite, Adeilton.
O SINPROF-RO é o sindicato dos Professores no Estado de Rondônia. Temos a carta sindical para representar os professores, profissionais do magistério, por este motivo nossas informações são referentes a estes. Estamos a disposição.
Os técnicos Pedagógicos das Super também merecem atencão. Desempenhamos um trabalho de excelência e não temos direito a nenhuma gratificacao?
Olá! Acho uma injustiça os aposentados não receberem a gratificação de 1.300 uma vez que é lei depois de dois anos as gratificações serem encordoada no salário .E no momento que mais se precisa de dinheiro porque aí não podemos fazer mais nada pra ter mais algum no orçamento
O ano passado os readaptados ficaram de fora dos reajustes das graticações. Fiquei decepcionada, famos ignorados pelo sindicato e pelo governador.
Quero saber sobre o andamento da Gratificação de Dedicação Exclusiva…. já tem um a ano a lei federal e até agora nada
0ps977
NAO ENTENDI UMA MATERIA: A MESMA INFORMA QUE O PROFESSOR TERÁ NO TOTAL 15% DE REAJUSTE.