Sindicato repudia ato de arrogância de vereador contra professor em Vilhena

O Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) vem a público repudiar o ato de completa arrogância e desrespeito do vereador Pedrinho Sanches (Podemos) cometido contra um professor da rede municipal de Vilhena, no dia 4 de abril, em pleno local de trabalho do educador.

Na oportunidade, o vereador chegou à Escola Municipal Felipe Rocha de Lima, sem aviso prévio, e começou a cumprimentar todos as pessoas presentes na instituição de ensino. Dois deles, no entanto, se recusaram a apertar a mão de Pedrinho, entre eles o professor, um dos muitos cidadãos de Vilhena que mantém o protesto contra as recentes regras da previdência municipal aprovadas por Pedrinho e mais setes vereadores.

Ao negar o aperto de mão, o docente perguntou ao vereador se ele não se envergonhava de visitar uma escola municipal – e querer cumprimentos – depois de ter contribuído para a aprovação de uma pauta que vai prejudicar os servidores públicos, principalmente os da área de educação.

Foi o suficiente para o vereador, num súbito ataque de fúria, expulsar o docente da Sala dos Professores, e aos berros, alegar ser a “autoridade máxima” dali, naquele momento.

O SINPROF-RO entende que, além de não estar em seu próprio local de trabalho (Câmara Municipal dos Vereadores de Vilhena), de sequer estar visitando o estabelecimento para algum ato de vistoria e fiscalização, o vereador ultrapassou todos os limites do decoro, desrespeitou um professor no seu ambiente de trabalho e, sobretudo, feriu o direito à liberdade de expressão estabelecido em Lei Federal, só por se sentir rejeitado.

Ora, todo trabalhador tem direito a opinar e lutar por melhores condições de trabalho, mais direitos e mais conquistas, e esse direito jamais pode ser “impedido” ou “barrado”, principalmente por personagens políticos que, historicamente, atendem apenas aos seus interesses pessoais ou partidários.

Diante disto, o SINPROF-RO repudia o ato infeliz de Pedrinho Sanches e exige uma reprimenda por parte da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de Vilhena e do diretório municipal do Podemos (partido do vereador), a fim de evitar que mais atos de desrespeito, empáfia e abuso de autoridade sejam cometidos contra os trabalhadores da educação.

A DIRETORIA