SINPROF fortalece luta pela revogação do chamado ‘novo ensino médio’

A exemplo do que aconteceu em todo país na manhã desta quarta-feira (15/3), o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) também foi às ruas protestar pela revogação do chamado Novo Ensino Médio (NEM), convertido em lei durante o governo Temer (Lei Federal 13.415/2017) e que vem sendo implantado gradualmente pelos estados desde 2022.

Os atos foram convocados por entidades como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

O Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio aconteceu na sede do Instituto Federal de Rondônia (IFRO-RO), em Porto Velho, e contou ainda com a participação da Adunir (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia), Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasafe), Escola de Tempo Integral Brasília e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rondônia (CTB-RO).

Entre as principais críticas ao novo modelo estão a sua aprovação sem ampla discussão com a sociedade, a redução de disciplinas das ciências básicas em favor de uma profissionalização empreendedora de baixa complexidade e, na prática, a baixa oferta de opções de áreas do conhecimento que os estudantes agora precisam escolher.

“É importante lembrar que este projeto foi imposto, de forma unilateral, de cima para baixo, sem qualquer diálogo com os professores, com os alunos. Somos a favor de qualquer projeto que traga avanços, mas que isso seja feito com o diálogo, com a participação de todos os interessados, pois só assim teremos um consenso pelas mudanças realmente necessárias à educação”, avaliou Elessandra Reis, presidente do SINPROF-RO, que esteve acompanhada dos professores Joelson Queiroz e Niedja Santana, da CTB-RO.

A expectativa das entidades é que o novo governo possa ouvir as demandas dos professores e estudantes.