Hoje (14/03) pela manhã, a diretoria do Sindicato dos Professores de Rondônia (SINPROF) participou da primeira reunião com a Comissão de Educação, presidida pelo vereador Aleks Palitot, esteve presente também a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

Durante o encontro, uma série de temas fundamentais para a valorização e melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação foram abordados. Dentre eles, destacam-se o piso salarial do magistério para os anos de 2023 e 2024, a necessidade de contratação de cuidadores, além da saúde mental e condições de trabalho dos professores e professoras.

A secretária Gláucia Negreiros informou que já foram realizadas avaliações dos impactos do piso salarial do magistério para os anos de 2023 e 2024. Para o ano de 2024, está previsto que o piso seja pago nos vencimentos, com incidências nas carreiras. No entanto, para o ano de 2023, ainda não há uma definição final. Comprometeu-se em apresentar essa demanda para as secretarias competentes, incluindo SEMAD, SEPOG e SGG, para que possam fornecer o aval necessário e definir o cumprimento do piso para o referido ano.

A  secretária ainda informou que está agendada uma reunião para o dia 19 de março, onde a SEMED apresentará os impactos do ano anterior e definirá os próximos passos em conjunto com as secretarias envolvidas.

Destacou-se também a questão dos cuidadores, sendo informado que a SEMED está contratando voluntários através do programa “Mãos Dadas com a Educação”, consistindo de estudantes de pedagogia ou profissionais formados, que atuarão como apoio aos profissionais da educação nas escolas.

Outro ponto debatido foi a crescente preocupação com a saúde mental dos professores, especialmente diante do aumento do número de alunos com deficiência nas salas de aula. Foi ressaltada a necessidade de apoio psicológico para garantir que os professores possam exercer seu trabalho sem comprometer a qualidade do ensino devido a problemas de saúde mental. A Comissão de Educação juntamente com o sindicato se comprometeu em buscar apoio do poder judiciário para resolver essa questão de maneira efetiva.

Essa iniciativa reforça o compromisso do SINPROF com a valorização e bem-estar dos profissionais da educação, garantindo um ambiente de trabalho mais digno e propício para o desenvolvimento educacional em Porto Velho.

1 comentário em “SINPROF: Reunião com a Comissão de Educação e autoridades discutem Demandas Educacionais em Porto Velho”