Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (10/2), dirigentes do Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) debateram, com Ana Lúcia Pacini, Secretária Estadual de Educação (Seduc), a pauta estadual de valorização dos profissionais do Magistério para 2025.
A pauta havia sido encaminhada à Seduc há alguns dias, e nesta segunda-feira aconteceu a reunião em que o Sindicato pôde detalhar a importância de cada uma das demandas que compõem a pauta estadual.
Já de início o Sinprof-RO tratou da pauta salarial, que requer, entre outras coisas, o reajuste de, no mínimo, 15% no piso salarial do Magistério, sendo 6,27% (assegurado pela Portaria Interministerial MF/MEC nº 7) mais 8,73% como forma de valorização salarial conforme prevê o Plano Estadual de Educação do Estado de Rondônia, com incidência em todos os níveis da carreira, assegurada a paridade entre os profissionais do Magistério que estão em atividade e aposentados.
Por ora, Ana Pacini informou que o governo estadual garantirá o reajuste do piso salarial do Magistério estabelecido na Portaria (6,27%) em maio, com retroativo a janeiro de 2025.
Em seguida o Sindicato cobrou a realização de concurso público para a educação de Rondônia, e a titular da Seduc explicou que entre junho ou julho o edital será publicado, e que a previsão de convocação dos aprovados é para dezembro de 2025 ou janeiro de 2026.
No terceiro ponto o Sindicato busca solução definitiva para a questão dos professores readaptáveis, para que estes profissionais tenham condições de trabalho e atendimento sem prejuízos da remuneração do cargo.
“A Secretária nos deu uma importante informação sobre este tema, de que a Seduc está realizando estudos para assegurar que estes profissionais readaptáveis tenham funções correlatas, de acordo com sua formação e a possibilidade médica de atuação dentro das escolas, assegurando que este profissional não tenha perdas no salário. É uma vitória para todos estes profissionais que, muitas vezes, adoeceram em seus locais de trabalho”, explicou Elessandra Reis, presidente do Sinprof-RO, que na reunião esteve acompanhada dos professores Joelson Chaves de Queiroz (secretário geral) e João Bento de Oliveira (Secretaria de Assuntos do Interior).
Além disso o Sindicato cobrou a garantia, na tabela salarial dos professores do Magistério, da correção e aplicação do percentual de 2% entre as referências, e que as correções e pagamento das progressões sejam feitas de forma automática.
“A secretária se comprometeu a fazer os estudos necessários imediatamente a implantação do reajuste do piso salarial, e isso representa um grande avanço neste ponto importante da nossa pauta de valorização”, concluiu a dirigente.
Clique AQUI e confira a pauta na íntegra.
Pingback: Sinprof-RO debate, com a Seduc, a pauta estadual de valorização dos profissionais do Magistério 2025 - Folha Rondoniense