SINPROF-RO intensifica luta para que as demandas dos professores municipais de Porto Velho sejam atendidas

Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (8/4), com o adjunto da Secretaria Geral do Governo (SGG), Devanildo Santana, o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (SINPROF-RO) intensificou a luta para que a Prefeitura de Porto Velho atenda às demandas que fazem parte da pauta de reivindicação dos professores e professoras da rede municipal de ensino.

Entre elas a questão do ponto eletrônico, sistema que não cabe na rotina dos trabalhadores, especialmente porque muitas escolas sequer possuem a estrutura necessária para acompanhar o horário de planejamento dos professores, categoria esta que já possui uma jornada de trabalho específica.

Outro ponto levado ao Dr. Santana foi sobre a remuneração da chamada hora-atividade, que não está sendo paga aos professores. A Lei 11.738/2008 estabelece que um terço da jornada de trabalho deve ser destinado a planejamento de aulas, elaboração de avaliações, correções, preenchimento de sistemas, diálogo com a parte pedagógica e administrativa da escola, entre outras atividades.

“A hora-atividade devidamente remunerada é um direito muito importante, pois o trabalho docente não se restringe ao momento das aulas e da interação com os estudantes. Atualmente os professores recebem horas extras apenas quando cumprem sua jornada sala de aula. No entanto, eles têm que fazer essas incontáveis atividades extraclasse e não estão sendo remunerados por isso. A Prefeitura precisa solucionar essa situação o quanto antes”, enfatizou a dirigente.

Ao final da reunião o adjunto da SGG pediu que o SINPROF-RO elaborasse um relatório com todas as demandas da categoria e se comprometeu a conseguir uma audiência do prefeito Hildon Chaves com o Sindicato.

“Vamos aguardar com otimismo, pois é fundamental que possamos levar essas e todas as demais reivindicações dos professores e professoras da rede municipal para o prefeito”, concluiu Elessandra.