Na manhã desta sexta-feira (24/3) o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) se reuniu com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, para tratar da pauta de reinvindicação 2023 dos professores, a atualização do piso do magistério (14.95%), entre outros assuntos importante aos docentes da rede estadual.
Pelo Sinprof-RO estiveram na reunião a presidente Elessandra Reis Batista, o diretor do Polo Usinas, Sivanildo Martins, e o diretor da Executiva, Júnior Freire.
Após a apresentação das demandas, a secretária Ana Pacini se comprometeu a pagar a atualização do piso em maio de 2023, com retroativos a janeiro. Sinalizou ainda sobre o aumento do auxílio alimentação, através de projeto a ser encaminhado à Assembleia Legislativa (para ser apreciado em abril), e disse ainda que está sendo feito um estudo para a atualização dos valores nas gratificações de docência, auxílio saúde e de unidade escolar de difícil acesso aos gestores.
A Seduc se comprometeu em realizar concurso público para professores e técnicos no segundo semestre de 2023, a fim sanar a falta de profissionais apontada na reunião.
A professora Elessandra Reis destacou os relatos dos professores e alunos quanto as dificuldades com o Novo Ensino Médio, enfatizando a falta de estrutura física, a sobrecarga de trabalho dos professores, orientadores, supervisores e gestores, a deficiência curricular e a drástica redução de carga horária das disciplinas críticas, impedindo o aluno de fazer a escolha conforme preconiza os novos componentes curriculares.
O professor Sivanildo Martins pontuou a urgência de reforma geral nas escolas distritais de Calama e Nazaré (Porto Velho), que precisam de melhorias imediatas.
Ficou acertado ainda que a CRE local fará um documento orientado os gestores desses distritos quanto ao procedimento de solicitação de diárias para deslocamento para tratar das demandas de suas respectivas escolas. Foi solicitado também o pagamento das licenças prêmio em pecúnia, sendo informado que o pagamento será retomado normalmente em abril.